domingo, fevereiro 20, 2005

Virada a página

Venceu o embuste. Os Portugueses voltaram-se para o PS à procura das benesses dadas a partir de 95 e que levaram o País para o pântano. PSD 72 PS 120 CDS/PP 12 CDU 14 BE 8

Sampaio conseguiu o que queria, mas não se livra do registo histórico. Encerrou uma legislatura a meio, sem justificação significativa que não a sua vontade.

Mas, viremos a página.

Vem aí um PS absoluto. Com a responsabilidade absoluta exigível nestas situações. Julgo que não estará à altura. O PS sabe distribuir. Assim, O problema está criado, pois nada há para distribuir.

A verdade é que o trabalho difícil já foi feito . O que motivou a fuga de Guterres foi resolvido. A ferida está estancada. O pântano foi superado.

Sampaio, nos finais de 2001 terá acertado a estratégia.
Com Guterres a fugir dizendo que não conseguia inverter a situação, planeou: marco eleições, vêm aí uns “anjinhos” que acertam o rumo ao País, tomando as medidas difíceis. Quando chegar o momento certo... ponho-os fora.

Retomo: o PS sabe distribuir. Mas não há nada para distribuir…

O Governo PSD-PP estancou a hemorragia, mas não criou reservas. Sampaio não deu tempo. O PS não pode distribuir, porque não tem nada para o fazer. E terá de fazer aquilo a que nunca foi obrigado: criar riqueza antes de a distribuir. E isto, duvido que saiba fazer.
Porque será obrigado a manter as políticas restritivas. Aquelas que esteve dois anos a contestar. E se estas políticas (responsáveis) são normais e recorrentes para os partidos de centro-direita, não o são para o PS.
E, pior do que isso, o eleitorado não as espera do PS … e não foi à espera delas que votou como votou.

Não haverá consensos nem acordos de legislatura. Até porque o PS não precisa. A maioria absoluta obtida fará subir a sua arrogância.

A página está virada. Agora vamos ser implacáveis no julgamento da governação que se vai seguir. Com memória. Com memória do que o PS fez com Guterres e do que contestou em 2002-2004…

Sampaio? Não deixará saudades. Arrastar-se-á até ao fim do seu mandato. Presidente de todos os portugueses? Renegou o juramento. Definitivamente ... cor-de-rosa.

2 comentários:

Kid A disse...

Não entendo como estes dois últimos posts não estão comentados. Está muito bem visto. Vão para o poder, outra vez, os gajos do peixe.. com uma pequena diferença conjuntural: Desta vez não há peixe para distribuir.
Continua a escrever que eu continuarei a ler.

Anónimo disse...

O "reizinho" vai nú. Se não fizer mais asneiras, em breve o veremos pelas costas. Sem saudade, é certo, mas com um pó de estrelar ovos ao vê-lo, impávido e sereno, a mamar da aposentação.
Que juramento? Se isso aconteceu, terá sido a fazer figas. A menos que estivesse distraído. Depois de o ver condecorar o desertor e traidor Manuel Alegre, deixei de o ver como PR. Até já não gostava dele...