domingo, setembro 04, 2005

Colocações multianuais de professores


Mais uma medida surpreendentemente positiva dos socialistas.
Em matéria de educação, especificamente no que diz respeito à actuação dos professores, o governo Sócrates tem-se mostrado extremamente afoito. Confrontou os todo-poderosos sindicatos e tomou medidas de importância e relevância inusitada.

Apesar do seu grupo parlamentar ter recrutado muitos dos seus componentes no seio desses sindicatos (devem estar a engolir elefantes cada vez que levantam o braço a viabilizar este tipo de legislação…), as medidas tomadas tem sido, realmente, medidas a favor dos alunos. Logo, do País.

Uma grande surpresa pela positiva.
O PS é reformista.
Infelizmente (felizmente neste caso) não é coerente. Quando o centro-direita se propunha intervir desta forma, através deste tipo de medidas, o bloqueio era cerrado. Sindicatos, comunistas e PS tudo inviabilizavam. Mas, como as boas medidas são de aplaudir… em frente...

Esta decisão é fundamental para assegurar a estabilidade funcional das escolas e reduzir (drasticamente) as dificuldades anuais nos concursos de colocação de professores.

A estabilidade das escolas melhora ao saber que um professor que é colocado, ali ficará alguns anos. O que permitirá alguma consolidação do seu trabalho e o acompanhamento plurianual dos alunos. Não permitirá (é isso que se elimina) os professores salta-pocinhas, todos os anos a concurso, a passar todos os anos de escola para escola, a caminho daquela que fica às portas de casa. Ganham os alunos, ganham as escolas. Mas também os professores, na dignidade profissional, na produtividade e eficácia do seu trabalho.

Os concursos docentes ganham na dimensão (quem é colocado fica inibido de se candidatar nos 3 ou 4 anos seguintes) e na decisão: sabendo que é para ficar 3 ou 4 anos, os professores apresentarão candidaturas mais concretas, não lançando “a rede para tudo o que é peixe”.

Os Sindicatos ficarão fulos. Mais um “atentado” aos direitos adquiridos (a mobilidade) dos seus aderentes. Quanto aos ganhos (acima descritos) … não é assunto para eles…

1 comentário:

Anónimo disse...

Ainda não vi nenhuma regulamentação.
Mas já ouvi muitos palpites acerca de como vai ser.
Devo dizer vindos de quem deixa perceber que não percebe nada,nalguns casos mesmo nada do assunto, mas sempre considerando que é uma boa medida.?! Enfim, a ignorancia é muito atrevida e quando ao serviço de partidarites então é insuportável.

Quando o sistema não consegue horário e lugar estável para quem pertence ao Quadro de Nomeação Definitiva da Escola, com publicação, paga pelo próprio, em Diário da República e que o Governo não respeita nem honra os compromissos assumidos... que dizer das colocações por três ou quatro anos?
. Que parece propaganda fraudulenta
. Que estamos perante a criação de um esquema que permite as maiores jogadas e tropelias a favor dos espertalhões que tem informação privilegiada.

Se os lugares não são estáveis, que fazer? Nos anos seguintes, ficam com emprego sem trabalho? Entretanto ficam impedidos de concorrer para outros lhe passarem à frente?

Venha informação e deixemos a propaganda política a favor de quem já mostrou o que vale e das "obscenidades" de que é capaz.