segunda-feira, março 15, 2010

Educação - Chumbos por faltas

É notícia do Público que os estudos demonstram que os chumbos não melhoram as prestações dos chumbados no ano seguinte. Como não podia deixar de ser…

A solução do problema está em deixarmos os “paninhos quentes” e passarmos a impor soluções que, realmente, criem incomodidade aos alunos. E isso passa por coisas simples: aulas de recuperação e serviços comunitários. Tudo isso nos Sábados e períodos de interrupção lectiva (férias).

Só assim os alunos se aplicarão, pois quando toca aos seus tempos livres, a coisa pesa.

Menos aplicação do que o devido e as faltas relegaram-nos para aulas de compensação ao Sábado.

Situações mais problemáticas hipotecariam alguns dias de férias.

Castigos, seriam convertidos em actividades comunitárias nas Escolas. Ou noutros locais. Por exemplo, pintando paredes e tratando da higiene e limpeza dos edifícios.

Também nos Sábados e férias.

Em caso de incumprimento destas medidas, então passariam as famílias a serem responsabilizadas. Nomeadamente no acesso a apoios e prestações sociais que seriam inibidos até resolução das questões pendentes.

Atenção que todas estas matérias sofrerão um incremento quantitativo com o alargamento da escolaridade obrigatória. Exponencial. Pois uma coisa é controlar e gerir miúdos até aos 15 anos. Outra, muito diferente, é assegurar o mesmo de jovens, contrariados, com até 18 anos de idade.

Sem comentários: